segunda-feira, 6 de abril de 2015

Sagas inacabadas no cinema.

Para muitos leitores, nada é mais gratificante e emocionante do que ver seus personagens ganharem vida, tornando ainda mais especiais as lembranças de quando tudo foi imaginado e vivido apenas na mente. No universo cinematográfico foram muitas apostas nesse segmento, mas adaptar de forma clara, precisa e criar um roteiro convincente sem perder a essência da história talvez seja o maior desafio.

Muitas vezes não dá certo, e os estúdios assistem seus investimento milionários empacarem na bilheteria ou mesmo serem enormes fracassos, não agradando nem os fãs mais empolgados das obras em que foram baseadas.

Listamos abaixo seis sagas literárias que não foram finalizadas na telona, apesar de sua legião de fãs e do bom desempenho de alguns.

Entrevista com o Vampiro ( Anne Rice)

O filme, que adapta o primeiro livro da série Crônicas Vampirescas, conta a história do Louis, vampiro transformado por Lestat, que após o acontecimento não entende sua nova condição e sai em busca de respostas e sentido para sua imortalidade.

Conhecemos a criança vampira Claúdia, que não aceita se tornar uma mulher no corpo de uma menina, interpretada por Kirsten Dunst, papel que lhe rendeu indicação ao Oscar como melhor atriz coadjuvante naquele ano. Antônio Bandeiras na pele do Vampiro Armand e Tom Cruise, que imortalizou o personagem Lestat de forma esplêndida.

O filme também foi indicado ao Oscar de melhor direção e em 2014 foi lançado um Blu-ray comemorativo  pelo 20° ano de lançamento.

Entrevista com o Vampiro foi bem sucedido, rendendo mais 220 milhões em bilheteria, mas a saga não seguiu em frente. Em 2002, na junção entre O Vampiro Lestat e A Rainha dos Condenados, livros que seguem na ordem cronológicas da série, foi lançado de forma independente o filme “A Rainha dos Condenados” com “Aaliah” no papel de Akasha. Morta no mesmo ano por um acidente de aéreo, o filme foi dedicado a sua memória.

A saga conta com 11 livros lançados e desde então não houve mais menção ao futuro de novos filmes.



ERAGON (Christopher Paolini)

A saga conta a história do jovem órfão Eragon, que ao encontrar um ovo do último descente da raça dos dragões, a fêmea Safira, torna-se cavaleiro e embarca numa aventura de muita magia, profecias e mistérios.

Apesar do pesado investimento, com filmagens na Eslováquia, Hungria e Reino Unido, o filme lançado em Dezembro de 2006 obteve críticas negativas do público, mídia e ate´dos fãs da série.

Eragon é o primeiro livro da série que ainda tem conta com Eldest, Brising e Herança, nenhum com previsão de lançamento nos cinemas.


A Bússola de Ouro (Philip Pullman)


A série gerou polêmica com representantes religiosos, que acusaram a história de ser incentivadora do ateísmo para crianças.

A trilogia trata de questões sobre o bem e o mal, mundos paralelos, Deus, religiões, cristianismo e conta com elementos de fantasia, feitiçaria, abordando também filosofia e teologia. Nenhum destes temas, porém, foi abordado de forma satisfatória da adaptação e todos ignoraram o filme.

Apesar do pesadíssimo investimento, ter nomes como Nicole Kidman e Daniel Craig no elenco e efeitos especiais impressionantes, a adaptação naufraga em todos os sentidos.

Uma pena (ou sorte) que jamais veremos os outros livros da saga Fronteiras do Universo, os ótimos A Faca Sutil e A Luneta Âmbar, adaptados para o cinema.

Coração de Tinta (Cornelia Funke)


Pura magia e encanto nesse filme onde personagens dos livros ganham vida.

Obteve uma recepção negativa dos críticos, mas para muitos obteve seu objetivo enquanto adaptação. O filme é uma linda fantasia cheia de aventuras em meio a livros e personagens interessantes. Para os fãs da trilogia, que continua com Sangue de tinta e Morte de tinta, uma futura continuação nos cinemas seria incrível.

 Os Instrumentos Mortais –Cidade dos Ossos (Cassandra Clare)

Fantasia que envolve no seu enredo anjos, demônios, bruxas e lobisomens em uma história com muito misticismo, símbolos, lendas e legados.

Com fraco desempenho nos cinemas e críticas negativas, houve rumores de abandono na produção das sequencias, portanto ainda há controvérsias quanto o lançamento de Cidade das Cinzas, que estava previsto para chegar aos cinemas ainda no final de 2015.


Ao todo a saga conta com mais 04 livros. Cidade de Vidro, Cidade dos Anjos Caídos, Cidade das Almas Perdidas e Cidade do Fogo Celestial.

As Crônicas de Nárnia (C.S Lewis)


A saga de C.S Lewis tinha tudo para render ótimas adaptações cinematográficas, abordando muita fantasia, paisagens e personagens fantásticos. A mitologia que envolve o universo de Nárnia ainda divide opiniões, e a famosa alusão a Jesus Cristo vivido pelo personagem Aslam é uma das questões mais comentadas por leitores e especialistas em literatura cristã.

Em 2005, com grande expectativa, O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa chegava aos cinemas arrecadando o equivalente a 700 milhões em bilheteria em todo o mundo, mas sem realmente convencer. Foi seguido pelos igualmente medianos O Príncipe Caspian em 2008 e O Peregrino da Alvorada de 2010.

Apesar de As Crônicas de Nárnia ser um clássico da literatura mundial e uma das mais conhecidas obras de todos os tempos, não há previsão se os outros 4 livros da série, Cadeira de Prata, O Cavalo e seu Menino, O Sobrinho do Mago e A Última Batalha, um dia chegarão aos cinemas.

Texto escrito por Alison Rodrigo
Revisado por Heitor Menotti

Nenhum comentário:

Postar um comentário